Atividade física

Explicamos o que é atividade física e por que ela é tão importante para os humanos. Além disso, suas características gerais e benefícios.

A atividade física envolve exercícios que geram algum gasto de energia.

Qual é a atividade de física?

Atividade física é o movimento do corpo que envolve certo gasto de energia e que é benéfico para o corpo , como caminhar, subir escadas, dançar ou fazer jardinagem. Consiste num exercício físico que se realiza com uma intensidade moderada, não é o mesmo que um treino intenso de um atleta profissional.

A prática de atividade física requer hidratação e intervalos de descanso e é considerada um exercício quando mantida constantemente, com o objetivo de melhorar ou manter uma condição física adequada.

É um tipo de exercício moderado que ajuda a reduzir o risco de sofrer de problemas de saúde e doenças, como insuficiência cardíaca, derrame ou diabetes , além de fortalecer músculos e ossos. É uma atividade importante e necessária em todas as fases da vida, e os exercícios e a intensidade devem ser adaptados de acordo com a idade.

Veja também: Exercícios aeróbicos

Características da atividade física

A atividade física deve ser intensa o suficiente para produzir suor.

A atividade física é caracterizada por ser:

  • Moderar e aumentar gradualmente o requisito.
  • Uma prática que produz suor e respiração ofegante.
  • Praticava com freqüência, duas ou três vezes por semana pelo menos.
  • Uma rotina de exercícios diversos que se adaptam de acordo com a idade da pessoa.
  • Benéfico para a saúde física e mental.

Benefícios da atividade física

A atividade física em grupo produz benefícios no desenvolvimento da sociabilidade.

A atividade física oferece vários benefícios para a saúde, desde ajudar a manter um peso saudável, fortalecer os músculos para melhorar a postura e conseguir desempenhar melhor as tarefas diárias, até melhorar o estado emocional e mental , especialmente em idosos.

Adultos que são fisicamente ativos de forma regular e consistente têm menor risco de doenças cardíacas , câncer, diabetes ou depressão. Além disso, caso a atividade seja em grupo, fortalece-se a socialização do idoso, importante para a manutenção do bom desempenho cognitivo.

Os jovens fisicamente ativos têm maior probabilidade de garantir um crescimento e desenvolvimento mais saudáveis ​​do que os jovens sedentários. É importante que o exercício seja agradável para a pessoa, caso contrário, se tornará cansativo e será muito difícil manter a consistência na rotina.

A atividade física é um aspecto fundamental da infância. Crianças que praticam atividades físicas e incorporam exercícios lúdicos e recreativos tendem a ter desenvolvimento individual e social adequado, bem como desenvolvimento físico.

Recomendações ao fazer atividade física

A atividade física deve ser praticada constantemente ao longo da vida.

O nível de atividade física recomendado pela Organização Mundial de Saúde de acordo com a idade é:

  • Para crianças e adolescentes . Recomenda-se que eles façam 60 minutos ou mais de atividade física diariamente ou pelo menos quatro vezes por semana. Com exercícios aeróbicos variados e de intensidade moderada, como caminhar, andar de bicicleta, correr, pular e brincar ao ar livre.
  • Para adultos . Recomenda-se que façam 60 minutos de atividade física duas ou três vezes por semana. Ao fazer atividade aeróbica, é importante que cada exercício seja mantido por pelo menos 10 minutos consecutivos (dependendo do tipo de exercício), depois alguns minutos de descanso antes de continuar com o próximo exercício.
  • Para adultos com 65 anos ou mais. Recomenda-se que realizem qualquer tipo de atividade física, a fim de trazer benefícios à sua saúde. Para adultos mais velhos que são sedentários, eles devem aumentar gradualmente a atividade em sua rotina. É importante que façam caminhadas de 30 minutos ou mais, pelo menos duas vezes por semana. Em cada caso, é importante consultar um médico para garantir que tipo de exercício é adequado.

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