Bom treinamento

Explicamos o que é um bom treino e como deve ser o aquecimento. Além disso, quais são suas características gerais e muito mais.

Com os exercícios apropriados, poderemos melhorar a força, resistência e flexibilidade.

O que é um bom treino?

Um bom treinamento é aquele que leva nosso corpo ao máximo por um certo tempo , mas sem ultrapassar seus próprios limites ou causar lesões. Para poder realizar um treino de forma correta e eficaz, vários fatores devem ser tidos em consideração, como o aquecimento anterior, o nosso estado de forma e o resto do nosso corpo.

Os melhores exercícios são aqueles que movimentam os grandes músculos do nosso corpo e nos fazem trabalhar o corpo como um todo. Com os exercícios adequados poderemos melhorar a força , resistência e flexibilidade dos nossos músculos em pouco tempo. As sessões devem ser variadas e completas, sempre acompanhadas de exercícios de preparação e alongamento.

Veja também: Treinamento funcional

Características de um bom treino :

  1. Aquecimento

Recomenda-se fazer algumas repetições em baixa intensidade de cada exercício. 

Antes de iniciar qualquer tipo de treino, é fundamental aquecer os músculos que vamos trabalhar. Para isso, recomenda-se fazer movimentos que requeiram grande parte do seu corpo ou fazer algumas repetições em baixa intensidade de cada um dos exercícios que você planejou para a sessão.

  1. Alongamento

O alongamento estático é uma das melhores maneiras de evitar lesões , aumentar a flexibilidade muscular e o desempenho muscular geral. Embora não tenham boa reputação porque há quem diga que podem prejudicar a força e a potência em esportes explosivos, a verdade é que esses efeitos só são percebidos em atletas de elite e em geral são sempre recomendados.

  1. Progressão

Um bom treino não deve começar com força total assim que sai da caixa. Você tem que aumentar a intensidade dos exercícios até atingir o limite progressivamente . Assim, os músculos se adaptam aos novos esforços exigidos e preparamos nosso corpo para desafios mais complicados.

  1. Variedade

Os exercícios mais completos trabalham os maiores grupos musculares.

Um bom treino deve incluir uma grande variedade de exercícios. Não adianta fazer 1000 abdominais se não trabalharmos alguns braços e pernas. Os exercícios mais completos são aqueles que trabalham os maiores grupos musculares e o fazem juntos.

  1. Descanso

O descanso deve ser avaliado em dois níveis diferentes. Dentro da mesma sessão de treinamento, o descanso deve ser limitado ao mínimo possível. Cerca de um minuto entre as séries, mas não muito mais porque os músculos esfriam. O descanso é fundamental entre as diferentes sessões de treino, entre as quais se recomenda deixar cerca de 48 horas de descanso .

  1. Duração limitada

Um bom treino não deve durar para sempre. Além disso, se formos capazes de suportar o treinamento por um tempo ilimitado, é mais provável que não o estejamos fazendo bem. A intensidade com que devemos trabalhar deve ser o máximo que nosso corpo nos permite .

  1. Repetições

Para hipertrofia muscular é aconselhável fazer poucas repetições com muito peso.

O número de repetições de cada exercício em um treino dependerá do que estamos procurando . Para quem quer hipertrofia muscular, é aconselhável fazer poucas repetições com muito peso, enquanto quem busca desenvolver força pode fazer mais repetições com mais peso.

  1. Pesos livres

Quando se trata de fazer um bom treino, é recomendável usar pesos livres e evitar aparelhos de ginástica sempre que possível. A razão é que as máquinas promovem gestos e posturas não naturais que nosso corpo não executa em condições normais.

  1. Posição

A postura é um dos aspectos mais importantes ao treinar corretamente. Por muitas repetições de um exercício, se a postura não estiver correta, os resultados não serão os melhores, podendo até nos trazer lesões significativas tanto a curto quanto a longo prazo.

  1. Alimentando

Os músculos precisam de um bom número de aminoácidos para crescer.

A comida é um complemento fundamental para um bom treino . Os músculos esgotam seus estoques de glicogênio durante o exercício e precisam de um bom número de aminoácidos para crescer. Além disso, com o suor, muitos sais minerais são perdidos e devem ser repostos após cada treino.

Você pode >Suplementos alimentares .

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