Deus

Explicamos o que é um deus e como essa entidade divina é vista em cada religião. Além disso, quais são suas características e agnosticismo.

A noção de Deus pode dar um sentido de destino ou conforto ao ser humano.

O que é um Deus?

Quando nos referimos a Deus, falamos de um ser onipotente e onipresente , a quem atribuímos a criação do universo e a vigilância do cumprimento de suas leis.

Um deus é uma entidade imaginária cuja presença ou ausência não pode ser comprovada de forma alguma, e que desde tempos imemoriais acompanha o ser humano em suas diversas manifestações.

Em cada cultura , essa entidade tem sido capaz de dar ao ser humano um sentido de destino , de propósito, de consolo diante da morte e, muitas vezes, servindo para configurar um modelo de leis e preceitos morais ou filosóficos .

Aqueles que acreditam em um ou vários deuses, dependendo do que dita sua religião específica (há muitos no mundo), muitas vezes pensam que o deus deles é o único válido e verdadeiro.

Isso ocorre principalmente nas principais religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo) , pois seus credos proíbem o culto a outros deuses, por eles considerados falsos.

Veja também: Panteísmo

Origem do conceito Deus

A ideia do divino, do sagrado ou da existência de um ser superior acompanha o ser humano desde as primeiras culturas , portanto não há registro exato de sua origem.

É provável que as primeiras idéias de Deus surjam como uma forma de explicar e tornar diversos fenômenos naturais compreensíveis além de sua compreensão, como o nascer e o pôr do sol , os ciclos das chuvas , as estações ou a origem do mundo.

O que Deus quer dizer ?

A palavra Deus pode significar “brilho” ou “esplendor”.

Existem muitas explicações etimológicas para a palavra “Deus” em espanhol.

O mais comum é que venha do latim deus , que por sua vez vem do grego theos (“divino, luminoso”) ligado ao nome do maior deus da religião grega antiga, Zeus, pai dos Olimpo .

Este nome viria de acordo com algumas teorias da raiz proto-indo-européia * deiwos ~ diewos , cuja tradução seria “brilho”, “radiância”, da qual também nasce a palavra sânscrita deva , “ser celestial” e cuja semântica o conteúdo sobreviveria em nosso “dia”.

Tudo parece indicar que no comum das religiões primitivas, o Sol e o firmamento desempenhavam o papel de criador ou pai fecundador, e a terra ou a noite, de mãe fecundada.

Atributos de um deus

Os atributos dos deuses podem variar enormemente dependendo da tradição religiosa, mas alguns são geralmente comuns (embora não “universais”):

  • Ubiquidade. Um deus está em toda parte, como uma presença invisível. Assim você pode ver tudo ou >
  • Simplicidade. Os deuses são entidades primordiais, que no máximo têm progenitores divinos também, mas que são simples em princípio, pois respondem a um conjunto de idéias atribuídas, como o deus do sol, o deus do mar , etc.
  • Poderes. Os deuses possuem poderes sobre-humanos e geralmente moldam a realidade à vontade, especialmente aqueles segmentos com os quais têm afinidade. Por exemplo, o deus do mar também é responsável pelas ondas, maremotos, etc. No caso do deus monoteísta, ele é simplesmente onipotente, capaz de tudo.
  • Infinitude. Os deuses não morrem, a menos que nas mãos de outros deuses, e muitas vezes podem ser revividos ou podem perdurar em outras formas ou em outros corpos. O deus monoteísta não conhece o tempo nem o destino, é eterno e insondável, pois não está sujeito às leis do universo que criou.
  • Autonomia. Os grandes deuses, como o monoteísta, não vêm de lugar nenhum, mas se fizeram, e portanto não respondem a ninguém a não ser à sua própria vontade. Eles são “o alfa e o ômega” (o início e o fim do alfabeto grego).

Deus no Cristianismo

Jesus é considerado parte da trindade junto com Deus e o Espírito Santo. 

O deus do Cristianismo é, em princípio, igual ao Antigo Testamento Judeu .

No entanto, sua imagem é retrabalhada a partir de um novo pacto que ele fez com a humanidade depois que seu filho, o último profeta e messias segundo esta religião, foi crucificado pelos romanos .

Isso é o que está contado nos livros que compõem o Novo Testamento da Bíblia . Existem diferenças notáveis ​​entre os deuses de cada parte do livro, provavelmente porque se devem a culturas separadas por milhares de anos.

Porém, para o credo cristão, a versão que prevalece é a que Jesus de Nazaré pregava: a de um deus amoroso, perdoador, onipresente e onipotente .

Esse deus, ao mesmo tempo, pode ser implacável com os infiéis e está pronto para exercer o castigo eterno sobre aqueles que ele considerar culpados quando chegar o dia do Juízo Final. Este dia ocorrerá quando Jesus, que ressuscitou no terceiro dia, retornar do céu.

Este deus é também uma sagrada Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo em uma única entidade divina , que guarda o reino dos céus onde os justos irão descansar por toda a eternidade. Este deus não tem nome, mas é assimilável a Jesus Cristo.

Deus de acordo com o judaísmo

Para os judeus, Jesus foi apenas mais um profeta de seu tempo. 

O deus do judaísmo é aquele descrito no Antigo Testamento da Bíblia e nos escritos semitas do Tanach .

Para esta religião, Jesus de Nazaré foi apenas mais um profeta em uma longa fila de destinatários da palavra divina, para que a humanidade ainda aguarde a chegada do messias salvador.

Este deus monoteísta é extremamente severo.

Seu código de vida é estritamente seguido pelos judeus mais ortodoxos , que renunciaram ao porco como animal proibido, bem como aos alimentos que não são kosher ou preparados de acordo com as ordens divinas.

Esse deus tem um nome impronunciável, mas é conhecido como Iahweh .

Deus de acordo com o Islã

No Islã existe o terceiro grande deus monoteísta, o que significa que essas três religiões estão intimamente relacionadas. Seu nome é Allah e, como as duas versões anteriores, ele é onipresente, onipotente e eterno, criador do universo.

Aqueles que adoram Allah se autodenominam muçulmanos . Este deus é, em essência, o mesmo que o profeta bíblico Abraão adorava, mas este não é o seu livro Alcorão ou Alcorão.

Este livro sagrado contém as revelações de Deus ao profeta central desta religião, Muhammad (Muhammad), compiladas por seus 632 seguidores.

Alá também é um deus severo e belicoso , que avisa seu povo para >

Os Deuses do Hinduísmo

Vishnu é o deus que mantém o universo. 

O Hinduísmo como religião é difundido, uma vez que consiste em um conjunto de crenças e práticas mais próximas a uma filosofia de vida .

É por isso que falta um único deus e tem um conjunto enorme e variado de divindades para adorar, cada uma associada a diferentes aspectos da existência.

Os principais deuses são: Brahma, o criador do universo ; Shiva, o destruidor do universo; e Vishnu, o mantenedor do universo.

Os deuses gregos

O panteão dos deuses do Olimpo era liderado por Zeus. 

A religião da Grécia Antiga baseava-se na existência de um panteão de deuses do Olimpo .

Era chefiado pelo deus pai Zeus , governante dos céus e do relâmpago, que compartilhava o mundo com Poseidon, senhor dos mares e oceanos , e com Hades, senhor do submundo, terra dos mortos.

Cada um deles também teve vários descendentes .

Esses deuses teriam alcançado seu domínio após derrotar seus pais , os Titãs, que eram descendentes de deuses ainda mais primitivos (como Caos, Terra ou Noite).

Esta terceira geração de deuses recebeu a adoração dos humanos e em troca conferiu seus favores a eles . Eles eram responsáveis ​​pelas idéias, sentimentos, paixões ou loucuras humanas.

Você pode >mitologia grega

Deuses nórdicos

Os Aesir eram seguidores do deus Odin.

Os deuses nórdicos pertencem à tradição escandinava , ou seja, aos povos germânicos do norte da Europa e, como os deuses gregos, fazem parte de uma rica e vasta mitologia.

Esta religião nórdica carecia de um livro sagrado e foi transmitida oralmente por meio de canções e poemas , especialmente durante a era Viking.

Os deuses nórdicos foram divididos em duas classes. Por um lado, os Aesir, seguidores de Odin , em torno dos quais se reuniram no paraíso terrestre, a terra celestial de Asgard.

Esses deuses tinham suas próprias personalidades e talentos , associados a elementos como trovão (Thor), inteligência (Balder) ou caos (Loki).

E do outro lado estavam os Vanir, deuses mais terrenos que governavam o mar , as ondas, o fogo , o vento e que viviam em Vanaheim, de onde exerciam o controle total de seus domínios.

Enquanto os Aesir eram deuses guerreiros, os Vanir eram pacíficos ; mas houve uma grande guerra entre os dois grupos, culminando em acordos de paz e casamentos entre eles.

Agnosticismo e ateísmo

Assim como existem os religiosos, existem aqueles que não acreditam em nada , ou que não acreditam em Deus, ou que acreditam à sua maneira muito pessoal.

Geralmente são chamados de ateus (que não acreditam na existência de um Deus ou de qualquer divindade) ou agnósticos (que não negam a possibilidade de um Deus, mas consideram isso algo impossível de elucidar).

Mais em: Ateísmo