Estresse

Explicamos o que é estresse e quais são suas causas e consequências. Além disso, suas características, os tipos existentes e como evitá-lo.

O estresse gera tensão emocional contínua, intensa ou dolorosa.

O que é estresse?

O estresse é entendido como a resposta de um organismo a uma mudança repentina nas condições de seu ambiente, por ele percebida como ameaçadora. Em termos biológicos, é uma pressão adaptativa, ou seja, uma resposta fisiológica desencadeada por um estímulo. Essa resposta visa preservar o equilíbrio interno do corpo (homeostase).

Porém, no ser humano, o estresse adquire dimensões mais profundas e complexas, que derivam da consciência. O estresse é a nossa resposta a eventos que não são literalmente ameaçadores (ou não necessariamente), mas geram tensão emocional contínua, intensa ou dolorosa.

Em resposta, são disparadas reações fisiológicas , que vêm da programação interna do corpo e da mente (os chamados instintos). Geralmente estão associados à preparação do corpo para a fuga ou a luta.

Por outro lado, o estresse tem efeitos no corpo e pode ter consequências complicadas . Mas, por outro lado, é considerada a primeira etapa do ciclo de adaptação da vida .

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Causas de estresse

Altos níveis de exigência ou insegurança podem causar estresse. 

O estresse pode ter várias causas, pois é fundamentalmente uma resposta a um estímulo ou situação percebida como ameaçadora.

A percepção da ameaça não significa que ela exista em todos os casos.

Expectativa, altos níveis de demanda ou insegurança também podem gerar cotas de estresse, mesmo que não haja perigo real.

Isso ocorre em situações de tipos muito diferentes. Por exemplo, com um exame importante , a perda de um ente querido, uma briga ou ser perseguido por um cachorro .

O problema é quando essas causas são constantes, excessivas ou intoleráveis , o que sujeita o corpo a uma situação contínua de estresse. Isso implica em um alto nível de desgaste, uma vez que o corpo está em um estado de constante tensão e alerta, que tem um consumo de recursos maior do que o normal.

Tipos de estresse

O estresse crônico não está associado a um evento temporário temporário. 

Existem três grandes formas de estresse:

  • Estresse agudo A forma mais comum, produto de situações ou demandas temporárias, identificável por meio de dores emocionais, respostas fisiológicas (tensão muscular, por exemplo) e liberação de adrenalina. Uma vez decorrido o estímulo, ele tende a desaparecer, podendo ser associado a sentimentos de exaltação e entusiasmo quando ocorre em pequenas doses, como em uma montanha-russa.
  • Estresse episódico agudo. É denominado estresse agudo recorrente, seja devido a condições objetivas de vida, seja por uma dolorosa experiência emocional de existência, ou ainda por uma personalidade particularmente angustiante, autoexigente ou nervosa, que leva a dramatizar um acontecimento. Esse tipo de estresse é semelhante ao anterior, mas contínuo e está associado a sintomas de superagitação prolongada, geralmente em resposta a decisões importantes.
  • Estresse crônico O estresse extenuante e cotidiano, que não está associado a um acontecimento específico ou temporário, mas é uma forma instalada de sofrimento emocional ao qual, por outro lado, as pessoas acabam se acostumando. Isso significa que suas consequências para a saúde se acumulam ao longo dos anos e podem ser fatais.

Tipos de estressores

É conhecido como fator de estresse para aqueles elementos que geram estresse , ou que comumente nos colocam em uma posição estressante. Existem quatro grandes grupos de situações estressantes, que são:

  • Estressores únicos. Grandes acontecimentos que afetam várias pessoas ou um grupo delas, por meio de mudanças significativas no modo de vida. Eles estão associados a cataclismos, desastres ou crises sociais.
  • Vários estressores. Acontecimentos da vida de cada pessoa que impactam de maneira crítica em seu estado, gerando a necessidade de defesa própria ou de outrem.
  • Estressores do dia a dia. Aqueles com os quais devemos lidar todos os dias, sem deixar de gerar um sentimento de reatividade ou apreensão.
  • Estressores biogênicos. Processos orgânicos e situações que desencadeiam respostas de estresse sem que o aspecto psicológico da pessoa intervenha.

Sintomas de estresse

A insônia pode causar perda de memória e concentração.

O estresse se manifesta por meio de uma série de respostas corporais denominadas somáticas . Um sintoma somático implica que o corpo age automática e instintivamente em preparação para sua defesa.

Entre esses sintomas estão pulso rápido, liberação de adrenalina, tensão muscular . Entre os sintomas associados ao comportamento, encontram-se comportamentos como agressividade. Todos eles são respostas dentro do natural.

Por outro lado, quando o estresse se torna um problema, ou seja, quando se torna crônico e dá origem a outras enfermidades, costuma desencadear sintomas associados, como:

  • Dores de cabeça e dores nas costas. Produto da tensão muscular acumulada, que pode ser transmitida ao longo dos nervos.
  • Problemas intestinais. O que pode causar prisão de ventre ou diarréia.
  • Problemas cardíacos. Podem surgir taquicardias e aumento da pressão arterial, geralmente, mas com o tempo arritmias e até ataques cardíacos.
  • Mudanças de peso Fruto da ansiedade (que em alguns casos é resolvida pela alimentação excessiva) ou pela falta de comida e sono.
  • Insônia. E suas consequências, além disso: falta de memória , concentração, alterações de humor e fraqueza ou fadiga constante.
  • Problemas emocionais. Geralmente surgem na forma de ansiedade, depressão ou problemas de controle da raiva.
  • Envelhecimento. O impacto muito alto que o estresse contínuo tem sobre o corpo leva ao desgaste e, portanto, ao envelhecimento prematuro.

Consequências do estresse

As consequências do estresse são sempre desfavoráveis. Em muitos casos, períodos de estresse deixam consequências temporárias, como cansaço acumulado ou rejeição da situação ou do elemento estressante.

Em outros casos, especialmente quando o estresse é sustentado por um longo período, pode levar a complicações de saúde . Nos casos mais graves, pode ser fatal, mas em todos os casos a qualidade de vida diminui.

As consequências específicas incluem doenças, desgaste de órgãos, complicações cardíacas, vasculares ou metabólicas . Pode haver até doenças mentais ou emocionais, dependendo da gravidade do caso: vazamentos, amnésias, comportamento errático, fobias, etc.

Como você combate o estresse?

Incorporar técnicas de relaxamento, como ioga, à vida pode combater o estresse. 

Não existe um tratamento mágico para o estresse. Como não se trata de uma doença, mas de um conjunto de reações, geralmente é apropriado realizar uma série de mudanças comportamentais em relação ao que está causando essas reações. Por exemplo:

  • Identifique e reconheça as fontes de estresse como um primeiro passo.
  • Afaste-se da fonte de estresse, mesmo que temporariamente, e esqueça-o.
  • Entenda seus próprios limites e aceite-os.
  • Incorpore à vida técnicas de relaxamento, como ioga ou atividades esportivas .
  • Peça ajuda, seja de colegas, superiores, etc. e delegar problemas.

Como você previne o estresse?

Muitas vezes, a prevenção do estresse deve ser acompanhada de terapia.

A prevenção do estresse está intimamente ligada ao seu tratamento. Trata-se de identificar fontes potenciais de estresse . Em seguida, observa-se se as respostas a esse estímulo são consistentes, proporcionais, saudáveis ​​ou, ao contrário, é fonte de sofrimento.

Em muitos casos, a prevenção envolve apoio psicológico , ioga, atividades recreativas e outras formas de “drenar” o estresse e não permitir que ele se acumule.

Porém, deve-se levar em consideração que o estresse, dentro de certos parâmetros, é uma resposta totalmente natural do organismo. O importante é evitar que o estado de tensão se perpetue, mesmo que suas causas não existam mais.

Eustresse e angústia

Em algumas áreas, existem duas maneiras de responder às fontes de estresse. Por um lado, eustress envolve respostas que permitem a adaptação a uma situação ameaçadora e, portanto, perfeitamente lógico e compreensível.

Mas também há angústia. Nestes casos, falamos de respostas que se estabelecem de forma regular ou permanente , afetando o comportamento e causando depressão, ansiedade ou irritabilidade.

Doenças relacionadas ao estresse

O estresse pode causar ou piorar a pressão alta.

O estresse pode afetar uma série de doenças, tornando-as piores ou mais frequentes. Tais como:

  • Hipertensão arterial
  • Enxaqueca ou enxaqueca
  • Síndrome do intestino irritável
  • Depressão severa e vários distúrbios psicológicos
  • Doenças oportunistas, como a gripe, devido à diminuição do sistema imunológico que surge após um período de grande estresse.

Estresse pós-traumático

É conhecido por esse nome por um tipo de estresse particularmente brutal , motivado por uma experiência muito traumática devido à violência, o significativo ou o chocante na mente humana. O estresse pós-traumático não aparece no momento do trauma, mas sim um momento depois.

No momento em que a situação traumática chega ao fim e as coisas parecem ter voltado ao seu lugar, vários sintomas aparecem. Entre eles estão as angústias e enfermidades emocionais e somáticas que, à primeira vista, parecem desmotivadas.

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