Gautama Buda

Explicamos quem era Buda Siddharta Gautama, como era sua vida e o despertar para a iluminação. Além disso, suas características, morte e frases.

Os ensinamentos de Gautama Buda são a base do Budismo.

Quem foi Gautama Buda?

Ele é conhecido como Gautama Buda, Siddharta Gautama, Sakyamuni ou simplesmente como Buda para um asceta e sábio do noroeste da Índia antiga . A religião budista foi fundada em seus ensinamentos e filosofia . As datas de seu nascimento e morte são incertas, pois não existem registros confiáveis. Muito do que se sabe sobre ele está inscrito em mitos e tradições.

É importante entender que o termo ” Buda ” era uma denominação comum para os sábios e iluminados da época. Siddharta Gautama não foi o primeiro nem o único Buda , embora fosse o mais importante e o supremo. Nem é verdade que Buda é o deus ou divindade adorado pela religião budista, mas sim seu mestre fundador.

Veja também: Joana d’Arc

Significado de “Buda”

A palavra Buda vem do sânscrito e pode ser traduzida como “iluminado” ou “desperto” . É o título dado ao primeiro despertar de uma era ou yuga no hinduísmo . Mais do que um nome, esta palavra é um título, e no caso de Gautama Buda é atribuída a Siddharta Gautama após ter tido as revelações que lhe permitiram iniciar sua peregrinação mística.

Nascimento de Gautama Buda

Diz-se que Buda viveu várias encarnações.

Presume-se que Siddharta Gautama nasceu em Kapilavastu ou em Lumbini, ambos no atual Nepal , embora também pudesse ter sido em Kapilesvara, Orissa, Piprahva ou Uttar Pradesh, na Índia atual. Existem inúmeras versões disso, portanto, não há uma data clara e definitiva. Normalmente estima-se que ele nasceu entre 563 e 483 AC. C.

Deve-se notar que os antigos hindus, devido à sua crença no tempo cíclico, não prestavam tanta atenção às cronologias quanto às filosofias . Nesse sentido, a maioria das biografias de Buda fala dele como uma entidade transcendente, que teria vivido inúmeras encarnações, sendo uma delas a de Siddharta Gautama.

Biografia de Gautama Buda

Siddharta nasceu em uma família nobre e foi destinado desde a infância a ser um príncipe . É por isso que seu pai, o rei Sudodana, fez tudo o que pôde para esconder dele os sofrimentos da vida , para protegê-lo de todas as doenças, morte ou dor.

Aos 16 anos, Siddhartha casou-se com Yasodhāra, seu primo , com quem teve um filho, Rahula. Viveu no luxo até os 29 anos, quando aconteceram os “quatro encontros” e a “grande renúncia”. O primeiro encontro foi durante um passeio em que o príncipe conseguiu av>pessoas envelhecem.

Essa descoberta intrigou o príncipe, que já suspeitava que a vida era mais do que coisas materiais , e o motivou a fazer mais três viagens. Assim, ele encontrou um homem doente, um cadáver em decomposição e um asceta . Após essas quatro revelações, ele deixou seu palácio e se dedicou a uma vida de renúncia e ascetismo.

No início, Siddhartha implorou nas ruas e se esforçou para entrar no caminho da iluminação praticando ioga com os anacoretas. Ele foi aluno do professor Udaka Ramaputta e se aventurou em diferentes caminhos para a iluminação.

Começou com a renúncia a todos os bens materiais e a mortificação física do corpo , pelo que estava tão fraco que quase se afogou quando foi se lavar no rio . Foi aí que ele entendeu que seu caminho era um meio termo entre o ascetismo e a gratificação sensual.

Despertar ou Nirvana

O despertar de Buda surgiu sob a sombra de uma figueira sagrada.

A iluminação ou despertar de Siddharta Gautama ocorreu aos 35 anos de idade . Naquela época, ele havia descoberto que seu caminho era a meditação contemplativa.

Enquanto estava sob a sombra de uma figueira sagrada ou bodhi, na cidade de Bodh Gaya, Siddhartha sentou-se para meditar, prometendo não se levantar até que tivesse acordado , o que levou 49 dias contínuos. A partir de então, ele seria conhecido pelo título de “Buda”.

Filosofia de Gautama Buda

A filosofia que Gautama Buda professou deriva da descoberta feita sob a figueira e pode ser resumida nas “Quatro Nobres Verdades”:

  • A vida inclui duḥkha . A vida é imperfeita e existir é viver com a insatisfação e o sofrimento, que são universais.
  • A origem do sofrimento é tṛṣṇā . O sofrimento da vida origina-se do desejo, da saudade, da avidez causada pelos sentidos ou prazer sensual, e da crença de que alguma ação nos levará à satisfação desse desejo, mas isso é uma ilusão, porque o “eu” é uma ilusão da mente.
  • Existe a cessação de duḥkha . O sofrimento cessa com o abandono dos desejos, que se consegue encarando a vida como ela realmente é e entendendo as causas do próprio sofrimento como algo que se aninha dentro de nós.
  • Existe um método para extinguir o sofrimento. Ele chamou este caminho de “Nobre Caminho Óctuplo” e consiste na busca de um ponto médio, evitando satisfações excessivas e mortificações excessivas, através da conduta ética , meditação, atenção plena e consciência do presente continuamente.

Morte de buda

As cinzas de Buda foram guardadas em diferentes recipientes ou monumentos.

Segundo os textos escritos sobre sua vida, Gautama Buda morreu aos 80 anos , após anunciar que alcançaria Paranirvana e escaparia da roda da reencarnação (aquela sem mortalidade), pela qual teria que renunciar ao seu corpo mortal. A seguir adoeceu e pediu uma última refeição, cujo conteúdo varia de acordo com a tradição consultada.

Antes de morrer, suas últimas palavras foram: “Todas as coisas que são produto da vontade são passageiras. Vamos lutar diligentemente para nos livrar deles. ” Após sua morte, seu corpo foi cremado e suas cinzas guardadas em diferentes recipientes ou monumentos . Alguns deles existem hoje.

Tipos de Buda

A postura de Buda na Abhaya representa coragem.

As representações do Buda, como estátuas, estatuetas e ilustrações , o representam em diferentes posições, cada uma com seu próprio significado. É sempre o mesmo Gautama Buda, mas com nomes diferentes dependendo de sua posição, como:

  • Bhumisparsha. Literalmente: “tocar o chão”, mostra Buda sendato, com a mão direita no joelho e os dedos apontando para o chão , enquanto a outra repousa no colo, com as palmas para cima. Esta é a pose que ele fez sob a árvore Bodhi, onde alcançou a iluminação.
  • Dhyana. Mostra o Buda em uma pose de meditação: com as duas mãos apoiadas no colo e os polegares se tocando para formar um triângulo místico. Representa a sabedoria alcançada por Buda.
  • Abhaya. Mostra o Buda com a mão direita levantada, palma para fora e dedos para cima, e o braço esquerdo próximo ao corpo. Está associado à coragem e pode mostrar o Buda de pé ou sentado.
  • Aterramento. Mostra o Buda com o braço estendido e apoiado nas pernas, com a palma da mão voltada para o observador e os cinco dedos estendidos, o que representa generosidade e compaixão. Os olhos geralmente estão fechados nesta postura.
  • Karana. Mostra o Buda em alguma posição, mas com a mão direita fazendo um gesto específico: os dedos indicador e mínimo apontando para cima, e os dedos médio e anular dobrados em direção à palma, até tocarem o polegar, também curvado. Este é um gesto místico de proteção e pode ser combinado com outras poses.
  • Dharmachakra. Mostra o Buda com os olhos fechados, com a mão direita formando um círculo com o indicador e o polegar, bem como o indicador da outra mão. Este círculo é mantido sobre o coração .
  • Vitarka. Nesse caso, Buda junta o indicador e o polegar da mão direita e o segura na altura do ombro, de frente para o observador, e a esquerda repousa sobre o colo.

Buda em outras religiões

Apesar de ser a figura central do budismo, Gautama Buda não é exclusivo dessa religião. Na verdade, alguns hindus os consideram um avatar (encarnação) do deus Vishnu .

Por outro lado, os muçulmanos da comunidade Ahmadiyya o consideram mais um profeta como Maomé. Para os seguidores chineses do antigo Taoísmo-Budismo, ele era uma reencarnação de Lao Tzu , e muitas escolas teosóficas o consideram um dos grandes iluminados da história .

Características do Budismo

O budismo propõe o desenvolvimento espiritual por meio da contemplação da vida.

O budismo é uma religião e uma doutrina filosófica e espiritual não teísta, ou seja, não acredita na existência de um deus ou criador específico . Pertence à família dhármica de crenças da Índia.

Em seu seio existe  um conjunto de tradições, crenças, ritos e práticas espirituais  que podem variar de acordo com o ramo do Budismo a que se refere. Todos eles propõem o desenvolvimento espiritual de cada indivíduo por meio da contemplação profunda da vida e da prática do desapego, da meditação e da transcendência dos prazeres e desejos mundanos.

Citações de Gautama Buda

  • Todas as manhãs nascemos de novo. O que fazemos hoje é o que mais importa.
  • A língua é como uma faca afiada: mata sem que o sangue saia .
  • O que você é é o que você foi. O que você será é o que você fará de agora em diante.