Islamismo

Explicamos o que é o Islã e quais são os pilares da fé nos quais essa religião se sustenta. Além disso, suas características, cerimônias e muito mais.

O símbolo do Islã é um crescente e uma estrela menor de cinco pontas.

O que é islamismo?

O islamismo, também conhecido como fundamentalismo ou fundamentalismo, é um movimento diverso e heterogêneo com características políticas, mas também religiosas . Seu objetivo é atuar na vida política de acordo com os pensamentos religiosos, preceitos e crenças do Islã, a religião de Maomé.

O islamismo surgiu no século 7 no atual território da Arábia Saudita . Ele continua a influenciar até hoje a política e a cultura não apenas deste país, mas de todo o Oriente Médio.

As três principais cerimônias do Islã são nascimento, casamento e morte. O símbolo do Islã é um crescente no lado direito e uma estrela de cinco pontas ligeiramente menor no canto superior esquerdo.

Muhammad, é o profeta de Alá, o único Deus para os muçulmanos. O Islã possui um livro que é a palavra de Alá . Este livro é sagrado. As oito palavras em árabe que resumem a crença do Islã são: ” Não há Deus senão Alá, e Muhammad é seu profeta .”

Atualmente o Islã não é unificado, mas tem escolas e facetas diferentes . Por isso, é importante esclarecer que nem todo islamismo é terrorismo islâmico. Enquanto o primeiro preserva os preceitos de Muhammad, o último é uma variante extrema dessa religião.

Veja também: Judaísmo

Características do islamismo :

  1. Origem

O Islã surgiu quando Muhammad recebeu, do arcanjo Gabriel, uma mensagem divina . Após essa mensagem, Muhammad sabia que deveria promulgar a religião e que ela seria protegida pelo próprio Allah. Assim, ele escreveu o Alcorão, um livro sagrado de 114 capítulos.

  1. Pilares da fé

Um dos principais pilares do Islã é a oração que acontece na frente de Meca. 

Existem 5 pilares de fé para o Islã. Estes são:

  • Aceite a shahada, declaração de fé escrita pelo próprio Muhammad como uma mensagem de Allah.
  • Ore a Deus diariamente. Esta oração é realizada na frente de Meca.
  • Aja com caridade.
  • Rápido.
  • Peregrinação a Meca. Este episódio deve acontecer pelo menos uma vez na vida de todo muçulmano. Isso é conhecido como hach ​​ou hajj.
  • Há um sexto pilar para muitos muçulmanos, isso é chamado de jihad. Isso significa como ” fazer o esforço “. Outros traduzem como “guerra santa”. No entanto, o termo se refere à busca ou luta pela fé. Essa luta pode ser interna ou externa.
  1. Jejum

O jejum deve ser feito do amanhecer ao pôr do sol. 

O jejum é feito durante o Ramadã . Este é o nono mês do calendário muçulmano. É durante este mês que os muçulmanos devem praticar o jejum diariamente, do amanhecer ao pôr do sol .

  1. A caridade

A caridade é uma das características marcantes do Islã. Todos os membros dessa religião devem se esforçar para ser caridosos. A caridade se expressa por meio de boas obras, jejum, sacrifício e punição diante de más ações como adultério, roubo ou assassinato.

  1. Cerimônias

A cerimônia de casamento exige que haja pelo menos duas testemunhas. 

Quanto às cerimônias importantes para o Islã, elas são:

  • O nascimento. Ao nascer, o pai da criança sussurra o “chamado para a oração” em seu ouvido. Em seguida, coloque um pouco de mel na língua da criança. É a partir desse ritual que a criança é muçulmana. Após uma semana de nascimento, é realizada uma cerimônia denominada ” aquiqa “, por meio da qual o recém-nascido é nomeado.
  • O matrimónio. O noivo é sugerido pelos pais, mas o futuro cônjuge pode rejeitá-lo se assim o desejar. Quanto ao ritual de casamento, deve haver pelo menos 2 testemunhas para a cerimônia. O casamento pode ocorrer na casa de um dos cônjuges ou na mesquita. Ambos os cônjuges devem se ajoelhar diante do imame (que conduz a cerimônia) para declarar que se casam por vontade própria.
  • A morte. Se a pessoa sabe que vai morrer, ela deve começar a recitar algo chamado ” la chahada “, mas se não for possível para a mesma pessoa recitar, então os presentes terão que recitar. Após a morte da pessoa, o corpo é lavado com água . Este ritual deve ser realizado por pessoas do mesmo sexo que o falecido. O corpo é então envolto na ” irma “, um lençol branco sagrado. Finalmente, o corpo é levado para a mesquita.
  1. Alá

Este é o termo para Deus. Nenhuma outra pessoa pode ser chamada de Alá, exceto o único Deus verdadeiro. Este nome significa “Deus” em aramaico. Allah é o único Deus supremo e todo-poderoso e criador do universo .

  1. O Alcorão

Muhammad obteve o Alcorão por meio da mensagem do anjo Gabriel. 

O Alcorão é o livro sagrado da religião islâmica. Este livro consiste em 114 capítulos , que foram transmitidos a Muhammad de Allah (Allah) por meio da mensagem do anjo Gabriel. Este livro contém a palavra de Allah e é uma mensagem escrita em uma linguagem clara para a salvação da humanidade.

  1. O Hadith

Hadiths são a principal fonte da Sunna.

Esta é uma história ou narrativa que representa as ações e palavras de Muhammad . Hadiths são a principal fonte da Sunna, a segunda fonte da lei muçulmana depois do Alcorão.

  1. Sharia

Sharia inclui comportamentos morais e legais.

Conhecida como Charía ou Saría . Também é conhecido como lei islâmica . Isso constitui um código de conduta detalhado. Inclui também comportamentos de natureza moral e não apenas legal: indica o que é permitido e proibido.

A Sharia é composta pelo Alcorão, pela Sunna (conduta, forma de comportamento e costumes) , pelo Ijma (consenso) e pela jtihad (esforço).

  1. A comunidade “Umma”

A aspiração de todo o Islã é a unificação dele. Essa religião se dividiu logo após a morte de Muhammad, dividindo-se principalmente em duas grandes facções: a sunita (a religião majoritária ortodoxa e tradicional) e a xiita, um ramo minoritário (com exceção do sul do Iraque, Irã e parte do Líbano onde eles são a maioria). Este último afirma que Ali, genro e primo de Muhammad , era o sucessor do profeta Muhammad , a quem o nome de califa deveria ser atribuído.