Suplementos esportivos

Explicamos o que são suplementos esportivos e quais os tipos existentes. Além disso, quais são suas características, benefícios e riscos.

Os suplementos esportivos incluem vitaminas, minerais e aminoácidos.

O que são suplementos esportivos?

Suplementos esportivos são suplementos dietéticos usados ​​para melhorar o desempenho esportivo e incluem vitaminas , minerais, aminoácidos (os componentes das proteínas ) e produtos vegetais (extratos). Eles geralmente estão disponíveis ao balcão e são tomados por amadores e atletas profissionais.

Os medicamentos não são suplementos esportivos, mesmo que alguns deles (como os anabolizantes) sejam usados ​​para os mesmos fins. Devido às diversas formas como os suplementos esportivos afetam o organismo, seu consumo deve ser sempre monitorado por um nutricionista ou médico.

Veja também: Suplementos Alimentares

  1. Complementação

Os suplementos permitem que você alcance todo o seu potencial no treinamento. 

Os suplementos esportivos não atuam por si só, mas para atingir o crescimento esportivo é necessário combiná-los com uma alimentação adequada e um treinamento voltado para os objetivos do atleta.

Desta forma, os suplementos permitem atingir todo o seu potencial durante o treino e facilitam a recuperação.

  1. Construção de músculos

Vitaminas e minerais são consumidos para melhorar a saúde do corpo.

Um dos principais objetivos do consumo de suplementos esportivos é a construção muscular .

  • Proteína de soro. É um dos suplementos utilizados para essa finalidade, devido à sua alta concentração de aminoácidos de cadeia ramificada. Diz-se que tem alto valor biológico porque contém uma grande variedade de aminoácidos, o que significa que pode oferecer todos os tipos de aminoácidos de que o corpo necessita para construir músculos.
  • Outros aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs). Embora tenham várias funções, podem ser usados ​​para construir músculos, fornecendo aminoácidos que o corpo não consegue produzir por conta própria. Esses aminoácidos são chamados de essenciais.
  • Gainer. Também chamados de “ganhadores de peso”, eles substituem as refeições e visam aumentar a quantidade de calorias consumidas. São uma mistura de outros produtos (soro de leite, caseína, carboidratos , vitaminas, minerais) mas, ao contrário deles, não apresentam outros benefícios.
  • Proteína de caseína. Vem do leite e seu benefício particular é que libera aminoácidos lentamente e, se ingerido antes de dormir, promove a liberação do hormônio do crescimento.
  • Creatina Embora sua função principal seja aumentar a força , também promove a construção muscular, aumentando o volume das células musculares.
  • Vitaminas e minerais. Em geral, vitaminas e minerais são consumidos para melhorar a saúde do corpo e sua consequência natural é promover o crescimento muscular, embora este não seja seu objetivo específico. No entanto, existe uma certa combinação de vitaminas e minerais com os quais os produtos pró-hormônios são criados: zinco , aspartato de magnésio e vitamina B6. Essa combinação transforma o corpo em um ambiente que favorece a secreção de hormônios que, entre outras coisas, aumentam a massa muscular.
  1. Força e produção de energia

Depois de ter alcançado um aumento na massa muscular, o objetivo é atingir o melhor desempenho possível desses músculos.

  • Creatina Sua principal função é liberar a energia encontrada nos tecidos musculares, aumentando o desempenho do treinamento. O aumento da força é significativamente maior.
  • Prohormonal. Favorecem a liberação de hormônios que, além de aumentarem a massa muscular, aumentam sua força. O hormônio mais procurado para ser liberado é a testosterona .
  • Aminoácidos de cadeia ramificada. Embora sua função principal seja a construção muscular, eles também colaboram com a produção de energia.
  1. Perda de gordura

Os termogênicos têm cafeína e sinéfrica como ingredientes ativos. 

Seu objetivo é eliminar ou reduzir os depósitos de gordura já instalados no corpo, complementados com uma alimentação balanceada e uma rotina esportiva.

  • Termogênico. Seus principais princípios ativos são cafeína e sinefrina. Eles aumentam a termogênese (que consome as gorduras armazenadas), mas também estimulam o sistema nervoso ao suprimir o apetite, o que ajuda a prevenir a nova entrada de gordura no corpo.
  • L-carnitina. Ele mobiliza os ácidos graxos encontrados no sangue e os carrega para os músculos, onde serão queimados para obter energia. Além disso, aumenta a termogênese.
  • Outros produtos. Aminoácidos, óleos de peixe e seus componentes Ômega 3,6 e 9 favorecem, entre outras coisas, a perda de gordura, embora não sejam os produtos mais escolhidos para cumprir essa função.
  1. Recuperação muscular

A recuperação muscular depende de proteínas , cuja função é a recuperação, reparo e adaptação muscular, atenuando os efeitos da fadiga.

Portanto, entre os suplementos favoritos para cumprir essa função estão a proteína de soro de leite e a glutamina .

No entanto, os suplementos de pró-hormônios também promovem a recuperação , liberando os hormônios que os ativam. Por outro lado, vitaminas e minerais são essenciais para a recuperação muscular.

  1. Antioxidante

Os efeitos antioxidantes são encontrados em vitaminas e minerais.

Não apenas os atletas precisam de antioxidantes: esses suplementos nutricionais podem ser consumidos fora do campo do esporte .

O treinamento esportivo aumenta o consumo de oxigênio . Os radicais livres de oxigênio aumentam a predisposição para muitas doenças e envelhecimento prematuro.

Os efeitos antioxidantes são encontrados principalmente em vitaminas e minerais .

  1. Saúde

Os suplementos esportivos devem levar em consideração todo o corpo , cuja saúde é o que torna possível o treinamento. Portanto, muitos suplementos esportivos, além de sua função principal (construir músculos, força, etc.), fornecem substâncias que beneficiam a saúde.

  • Glutamina Fortalece a função imunológica e ajuda na digestão .
  • Creatina
  • Vitaminas, minerais e óleos. Eles são essenciais para todas as funções do corpo.
  1. Administração

O consumo de suplementos esportivos deve ser controlado por um médico.

Cada suplemento esportivo deve ser tomado em horários diferentes do dia , dependendo dos objetivos do atleta e esse é um dos motivos pelos quais seu consumo deve ser controlado por médico ou nutricionista.

No entanto, existem algumas generalidades. Por exemplo:

  • Proteínas Geralmente são consumidos pela manhã, com o estômago vazio, e também ao final do treinamento de força.
  • Caseína. Sua assimilação é mais lenta, por isso deve ser consumida como última refeição do dia.
  • Creatina É tomado antes e depois do treino.
  1. Lucros

A maioria das substâncias consumidas nos suplementos esportivos pode ser encontrada nos alimentos .

Porém, a forma como esses suplementos são fornecidos facilita seu preparo, sua digestão mais rápida e evita consumir outros componentes dos alimentos que você deseja evitar (por exemplo, a gordura da carne).

Por outro lado, existem suplementos que oferecem substâncias que seriam muito difíceis de consumir exclusivamente através da alimentação. Por exemplo, suplementos que promovem o ganho de peso .

  1. Problemas

Alguns suplementos esportivos podem causar dependência. 

Há pouco ou pouco controle sobre os suplementos esportivos que são comercializados, então seus rótulos podem omitir as substâncias contidas e prometer benefícios que não foram realmente comprovados.

Algumas dessas substâncias podem ser tóxicas ou criar uma dependência no usuário , bem como efeitos colaterais inesperados.

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