Jesus

Explicamos quem foi Jesus, como foi sua história e por que ele foi considerado filho de Deus. Além disso, suas características e ressurreição.

O Cristianismo considera Jesus como o filho de Deus.

Quem foi Jesus de Nazaré?

Jesus (também conhecido como Jesus de Nazaré ou Jesus Cristo) é uma das figuras mais influentes da cultura ocidental e o eixo central do Cristianismo .

Ele era um pregador judeu que viveu no primeiro século na Galiléia e na Judéia e foi condenado à morte por crucificação. No quadro da religião cristã, ele é considerado filho ao mesmo tempo que a encarnação de Deus . De acordo com o Cristianismo, três dias depois de morrer na cruz, Jesus ressuscitou, apareceu aos seus discípulos e ascendeu ao céu.

Embora seja mencionado em fontes não cristãs, o que se sabe sobre ele se deve principalmente aos Evangelhos , que narram sua vida , foram escritos após sua morte e são a base de seu culto. Portanto, as características listadas aqui são aquelas descritas pelo Cristianismo.

Veja também: Monoteísmo

  1. Concepção milagrosa

A concepção de Jesus foi obra do Espírito Santo , por isso ele foi concebido no corpo de sua mãe, Maria, sem que ela perdesse a virgindade.

O pai dela, José, só então era seu pai legal porque era marido de Maria . Antes da gravidez, José não renegou Maria porque um anjo lhe explicou o milagre e profetizou que Jesus seria o Messias esperado pelo povo judeu.

  1. Adoração dos Magos do Oriente

Os três reis magos reconheceram Jesus como o Rei dos Judeus.

Quando Jesus nasceu, três magos do oriente foram a Jerusalém e depois a Belém guiados por uma estrela para adorar o menino, a quem reconheceram como “o rei dos judeus”, ou seja, o Messias esperado.

  1. Nazaré

O rei da Judéia, Herodes, soube da chegada dos magos e por que eles estavam lá. Com medo de encontrar no “rei dos judeus” um rival de seu poder, ele decidiu matar todas as crianças recém-nascidas em Belém.

José foi avisado desta perseguição por um anjo e então Jesus e sua família viajaram para Nazaré (é por isso que ele é conhecido como Jesus de Nazaré).

  1. Batismo

João Batista foi um profeta que anunciou a chegada iminente do Messias. Jesus foi batizado por ele, momento em que a voz de Deus identificou Jesus como seu filho.

  1. Apóstolos

Entre os doze apóstolos estava Judas Iscariotes, que traiu Jesus.

Os apóstolos são os doze principais seguidores de Jesus : Simão (Pedro), André, Tiago, o Zebedeu, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, o publicano, Tiago, o Alfeu, Tadeu, Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes.

  1. Pregação

Jesus pregava nas sinagogas ou ao ar livre, e quando ele falava, uma multidão se aglomerava ao seu redor . Sua forma de pregação incluía parábolas: contos de sentido enigmático que depois foram esclarecidos por Jesus (um dos exemplos mais importantes é a parábola do semeador).

  1. Amar

Ao contrário de outros pregadores e religiões, Jesus insistiu no amor por outros seres humanos, incluindo inimigos . O amor aos amigos não é o mesmo mérito que o amor aos inimigos, que distingue os crentes genuínos.

  1. milagres

A caminhada sobre as águas de Jesus é um dos milagres relatados na Bíblia.

Além de pregar, Jesus realizou milagres de natureza diferente, como:

  • Curas de cegos, paralíticos, leprosos e outras doenças.
  • Expulsões de espíritos dos corpos de pessoas e lugares.
  • Milagres sobre a natureza, como tempestades calmantes, caminhar sobre a água , multiplicar pães e peixes .
  • Além de sua própria ressurreição (celebrada na Páscoa), Jesus ressuscitou seu amigo Lázaro
  1. Paixão

Jesus foi açoitado e forçado a carregar a cruz na qual foi crucificado.

A paixão é chamada de eventos que ocorreram entre a Última Ceia e a morte de Jesus em Jerusalém. Na Última Ceia, Jesus antecipou a traição de um de seus seguidores, Judas, que havia feito um acordo com os sacerdotes judeus para denunciá-lo. A denúncia de Judas foi um beijo.

Jesus foi preso por pregar que era o Messias (uma blasfêmia para os judeus), uma acusação contra a qual ele não se defendeu. Jerusalém estava sob domínio romano , então o advogado romano, Pôncio Pilatos, definiu que a blasfêmia de que ele foi acusado não era suficiente e ele não o considera culpado.

Mas quando ele deu à multidão a chance de libertar Jesus ou um bandido, a multidão escolheu o bandido. Jesus foi açoitado e forçado a carregar a cruz com uma coroa de espinhos na cabeça . Depois de ser crucificado, ele morreu e foi sepultado no túmulo coberto com uma pedra e guardado por guardas.

  1. Ressurreição

A ressurreição de Cristo é celebrada no Domingo de Páscoa.

Três dias após sua morte, Jesus apareceu aos seus discípulos e o túmulo estava vazio . A ressurreição é celebrada no Domingo de Páscoa.