Treino funcional

Explicamos o que é treinamento funcional e quais são seus benefícios. Além disso, suas características e qual é o axioma de Beevor.

O treinamento funcional usa exercícios aplicáveis ​​a situações cotidianas.

O que é empreendedorismo funcional?

O treinamento funcional é aquele que é feito com um objetivo específico e não apenas para fortalecer os músculos . Neste caso, trata-se da realização de exercícios aplicáveis ​​a diferentes situações da vida quotidiana, a nível pessoal mas também desportivo. Trata-se de integrar diferentes aspectos do movimento humano e se baseia no desenvolvimento da força funcional de importantes grupos de músculos .

O treino funcional é uma modalidade em plena expansão e que conta com um bom número de adeptos em todo o mundo, incluindo pessoas que se dedicam ao desporto de forma profissional mas também aquelas que apenas pretendem melhorar a sua forma física.

Veja também: Treinamento de força .

Características do treinamento funcional :

  1. Aplicativo

O treinamento funcional é projetado para ter consequências em várias áreas da vida das pessoas.

Isso inclui atividades da vida diária, como puxar ou empurrar , o ambiente de trabalho, como situações com posturas fixas, manuseio de carga ou atividade com membros altos, ou o ambiente de esportes e reabilitação física.

  1. objetivo

O treinamento funcional melhora a capacidade muscular e previne lesões.

Os objetivos do treino funcional são diversos e incluem o desenvolvimento de vários grupos musculares envolvidos nas várias modalidades desportivas, a preparação para o correto desenvolvimento das nossas atividades laborais , a melhoria da capacidade física e muscular para a vida quotidiana ou a prevenção de lesões.

  1. Superfícies instáveis

As superfícies instáveis ​​são utilizadas em um grande número de exercícios de treinamento funcional, pois aumentam a atividade proprioceptiva graças à instabilidade postural que implicam.

Está especialmente desenhado para trabalhar a zona média do corpo , que se encarrega de estabilizar o corpo. Fitball, bosu ou disco dinâmico podem ser incluídos neste treinamento.

  1. Músculos centrais

O treinamento funcional trabalha músculos como os flexores do quadril, entre outros.

O treinamento funcional dá ênfase especial ao desenvolvimento dos músculos responsáveis ​​pelo equilíbrio e estabilização do nosso corpo, que são conhecidos como músculos centrais ou músculos centrais , do inglês.

Alguns dos músculos incluídos neste grupo e que são especialmente trabalhados são o reto abdominal, os abdominais oblíquos, os glúteos, os abdutores, os músculos espinhais, os flexores do quadril e o eretor da espinha.

  1. Músculos tônicos

A musculatura tônica é a que se encarrega da posição e fixação de nosso corpo , ao contrário da musculatura fásica que é a que gera o movimento dos músculos.

No treinamento funcional , os músculos tônicos são fortalecidos, pois se não houver uma correta fixação e posição muscular , não haverá uma boa transmissão de forças e os músculos fásicos também não funcionariam corretamente.

  1. Coordenação

A coordenação do nosso corpo é um elemento básico, pois é responsável por sincronizar as forças internas e externas e é responsável por buscar uma resposta a uma situação motora específica.

  1. Habilidades motoras

O treinamento funcional trabalha especialmente com força e flexibilidade.

As habilidades motoras podem ser divididas em dois tipos, habilidades físicas ou motoras . O primeiro grupo inclui força , velocidade, flexibilidade e resistência, enquanto o segundo se refere à coordenação, orientação espacial, equilíbrio ou antecipação.

Com o treinamento funcional , são trabalhadas as capacidades de ambos os grupos, principalmente a força e flexibilidade das capacidades físicas e o equilíbrio e a boa postura das habilidades motoras.

  1. Beevor Axiom

Este axioma diz que o cérebro não é capaz de perceber a ação de um músculo isolado , mas dentro de um grupo muscular funcional. Com base nisso, o treinamento funcional nunca trabalha um único músculo isoladamente, mas sempre trabalha com grandes grupos musculares.

No dia a dia quase nunca fazemos movimentos que dependam de um único músculo , então nesse sentido é um treinamento muito mais próximo do nosso dia a dia.

  1. Juntas

O treinamento funcional permite que você faça movimentos em três dimensões.

Os exercícios que são realizados no treinamento funcional são realizados em mais de um plano, são movimentos em três dimensões. Isso capacita as articulações que são capazes de atingir sua amplitude máxima de movimento e trabalhar em todos os eixos disponíveis. Ao trabalhar com máquinas de ginástica, os movimentos são feitos apenas em uma direção, portanto, esse aspecto é muito mais limitado.

  1. Variedade

O treinamento funcional usa instrumentos como KettleBells.

A grande variedade de exercícios e acessórios para usar durante o treinamento funcional tornam-no especialmente atraente para aquelas pessoas que estão cansadas de um treino regular .

Além das superfícies instáveis ​​que já mencionamos , outros instrumentos como KettleBells ou treinamento de suspensão podem ser usados .

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